Contemplação

Você está em: Turismo > Contemplação
Passeio do Mel
Passeio do Mel

Além de ser a Terra dos Cânions, Cambará do Sul também é conhecida como a Capital do Mel. Quem visita a cidade não pode deixar de levar para casa uma prova do mel silvestre, produzido em meio às matas nativas do município.

Para experimentar o produto nada melhor do que conhecer primeiro como acontece o processo de produção. Para isso, foi criado o Passeio do Mel, uma forma de transformar o delicioso mel cambaraense, em atrativo turístico e divulgar a importância das florestas nativas e do mel silvestre.

O passeio é feito em duas etapas, na primeira, os visitantes são levados ao apiário. Lá, recebem orientações sobre os equipamentos e as roupas que devem ser utilizadas. Aprendem sobre a apicultura, a organização das colméias e visualizam a vida das abelhas em suas casas, as caixas. É na mata que o turista descobre porque o mel de Cambará é ecológico. O apicultor explica e mostra quais são as árvores utilizadas pelas abelhas para produzir o mel. O passeio continua na cidade, onde acontece a segunda etapa.

Na Casa do Mel, o visitante conhece as fases do processamento do produto. Este é o momento em que o mel começa a ser trabalhado para mais tarde estar apto para o consumo. Terminadas as demonstrações os turistas são convidados a provar dos diferentes tipos de mel e seus derivados, como a geléia real e os favos. O passeio dura em média duas horas. O Apiário Cambará fornece os equipamentos necessários para que o passeio seja realizado com toda a segurança.

Mais informações:

SECRETARIA MUNICIPAL DE TURISMO 

Telefone: (54) 3251.1557

E-mail: turismocambara@terra.com.br

Rua Dona Úrsula, 641 - Centro
Cambará do Sul - RS - CEP: 95480-000
54 3251.1532
pmc.midia@gmail.com
Cambará do Sul
Horário de atendimento: Segunda a sexta-feira
das 8h às 12h e 13h30min às 17h30min