Contemplação

Você está em: Turismo > Contemplação
Cânion Fortaleza - Parque Nacional da Serra Geral
Cânion Fortaleza - Parque Nacional da Serra Geral

Localizado no Parque Nacional da Serra Geral, a 23 km do centro de Cambará do Sul, o Cânion Fortaleza é considerado um dos mais exuberantes da região. Possui 7,5 km de extensão, 2.000 metros de largura e uma altitude de 1.157 metros acima do nível do mar. 

Os seus paredões lembram muralhas, daí vem a origem do nome Fortaleza. 

As principais trilhas são: a Trilha do Mirante, onde é possível ver a grandiosidade do cânion e, em dias claros, parte do litoral gaúcho; Trilha do quebra-cangalha, reaberta a poucos meses, é a continuação da trilha do topo do mirante, são diversos pontos de visão para você admirar a imensidão dos paredões do Fortaleza; a Trilha da Cachoeira do Tigre Preto onde despencam as águas do Arroio Segredo;  a Pedra do Segredo, um bloco de rocha de 5 metros de altura, pesando 30 toneladas, equilibrada numa base de 50 centímetros. Um verdadeiro segredo!; Borda Sul, trilha para observação da extensão total do cânion Fortaleza, iniciamos a caminhada pela Pedra do Segredo, deste ponto conseguimos observar também o início do cânion em meio à mata nebular, formação vegetal endêmica da borda dos aparados, passamos pela cachoeira do Tigre Preto com seus aproximadamente 250 metros de altura e a partir daí seguimos pela borda do cânion com objetivo de chegar até o ponto chamado de mirante onde ficaremos a 1.112 metros acima do nível do mar. Na caminhada da borda conseguimos observar praticamente todas as paredes e fendas do cânion, além de toda morfologia do relevo dos campos de cima da serra, seus ecossistemas e sua fauna. 

O mirante e o quebra-cangalha nos possibilitam avistar o litoral, a cidade de Torres, o planalto, a encosta, a planície catarinense, toda a extensão do cânion com seus 7,5 km e suas paredes mais profundas de 900 metros de altura. 

O cânion Fortaleza é o mais conhecido do Parque Nacional da Serra Geral e também o mais visitado.

De Cambará do Sul até o cânion são cerca de 10 km de asfalto e 13 km de estrada de chão batido, onde são gastos em torno de 30 a 45 minutos para se percorrer.

 

Distância do centro: 23 km

 

Endereço / Localização: Rodovia CS-012 – Km 22 – Cambará do Sul, RS

Tipo de visitação: 

- Visitação autoguiada (Possui placas de sinalização durante o percurso) 

 

Mais informações e ingressos:

https://canionsverdes.com.br/

Instagram: @canionsverdes

Aberto todos os dias (exceto na terça-feira), das 08 às 17hrs. 

(11) 93760-6358

(11) 3889-6100

Urbia Cânions Verdes

 

Rua Dona Úrsula, 641 - Centro
Cambará do Sul - RS - CEP: 95480-000
54 3251.1532
pmc.midia@gmail.com
Cambará do Sul
Horário de atendimento: Segunda a sexta-feira
das 8h às 12h e 13h30min às 17h30min