23 de Março Cânions e empresas de turismo fecham, em Cambará do Sul, para conter coronavírus Uma portaria divulgada ontem (22), pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), estabelece a suspensão da visitação pública, por tempo indeterminado.

Na região dos Aparados da Serra, os turistas não podem visitar os cânions Itaimbezinho e Fortaleza. Uma portaria divulgada ontem (22), pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), estabelece a suspensão da visitação pública, por tempo indeterminado, em todas as unidades de conservação do Brasil.

Em Cambará do Sul (RS), um dos principais pontos de partida para os atrativos, um decreto municipal determinou o fechamento dos estabelecimentos comerciais. Com a medida, hoteis, pousadas, restaurantes e agências de turismo também estão de portas fechadas e não podem receber turistas. As ações visam evitar a proliferação do Covid-19, o novo coronavírus.

Mesmo com a orientação dos órgãos de saúde, muita gente tem procurado visitar ou se hospedar em Cambará do Sul. Para que as pessoas não percam a viagem, a prefeitura, os empreendedores e a comunidade estão empenhados em uma campanha, pelas redes sociais, para alertar, que durante a epidemia, não será possível fazer turismo em Cambará do Sul.

Em nome da comunidade, o prefeito Schamberlaen José Silvestre pede aos turistas que adiem as suas viagens.

“Estamos vivendo um momento muito difícil. Por isso, peço aos turistas que não venham para Cambará do Sul, pois não encontrarão hoteis, pousadas, restaurantes e agências funcionando. Também não conseguirão realizar passeios, pois cânions estão fechados. Esta medida é necessária para que possamos todos nos proteger contra o coronavírus. Quando tudo isso passar teremos a maior satisfação de recebê-los em Cambará do Sul e na Terra dos Cânions”, conclui.

Cambará do Sul é conhecida como a Terra dos Cânions. Em seu território estão localizados os Parques Nacionais de Aparados da Serra e da Serra Geral, que abrigam os cânions Itaimbezinho e Fortaleza. A prefeitura também suspendeu, por tempo indeterminado, o atendimento na Casa do Turista e a visitação ao Centro Cultural Dr. Santo Bornéo.

A epidemia no município

Segundo o secretário da Saúde, Lissandro Lamarque, o município não possui nenhum caso registrado de coronavírus. Até o momento, apenas duas pessoas fizeram o teste e o resultado do exame laboratorial foi negativo, para os dois casos.

Disque Coronavírus

Em Cambará do Sul, as pessoas que tiverem dúvidas ou apresentarem sintomas da doença devem entrar em contato pelo telefone (54) 99995-9761. O Disque Coronavírus funciona das 8h às 17h30.

* Portaria ICMBio 227/2020 | Acesse o documento clicando aqui.
* Decreto Municipal 2.490/2020 | Acesse o documento clicando aqui.

(Texto: Daiana Silva / Assessoria de Imprensa)