Notícias

Você está em: Notícias
Prefeitura prorroga estado de calamidade pública e libera o funcionamento de alguns setores econômicos
01 de Maio Prefeitura prorroga estado de calamidade pública e libera o funcionamento de alguns setores econômicos Meios de Hospedagem e agências de turismo poderão retomar as atividades com a adoção de medidas restritivas e preventivas

A Prefeitura de Cambará do Sul prorrogou ontem (30), à noite, o estado de calamidade pública e unificou a regulamentação das ações de prevenção e enfrentamento à pandemia causada pelo Covid-19, o novo coronavírus. 

TURISMO
Com o decreto 2508, assinado pelo prefeito Schamberlaen José Silvestre, alguns setores econômicos, como o turismo, poderão retomar as atividades com a adoção de medidas restritivas e preventivas. No caso dos meios de hospedagem e das agências de turismo, o funcionamento só poderá ocorrer se as empresas tiverem um Plano de Contingência aprovado pela Vigilância Sanitária. O documento deve conter todo o regramento e as medidas sanitárias que garantirão a segurança dos turistas.

USO OBRIGATÓRIO DE MÁSCARAS
A circulação de pessoas, nas vias públicas, deve ser evitada. Porém, quando necessária deverá ocorrer preferencialmente de forma individual ficando proibido a aglomeração com mais de três pessoas. Outra medida anunciada é quanto ao uso de máscaras, que antes era necessário dentro dos estabelecimentos comerciais e agora torna-se obrigatório também nas vias públicas. 

AULAS
As aulas na rede pública municipal vão continuar suspensas e os alunos receberão atividades, à distância, que serão enviadas pelos professores.

EVENTOS
Segue vedada também a realização de eventos e reuniões, tanto de cunho público como privado, com mais de trinta pessoas, incluindo excursões, missas e cultos. Nos casos permitidos deve ocorrer a adoção das medidas exigidas, como distanciamento de dois metros entre as pessoas e ocupação máxima de 50% do local.

GRUPO DE RISCO
A Prefeitura reitera a importância das pessoas considerados do grupo de risco tomarem cuidados especiais e pede que o deslocamento se restrinja a atividades realmente essenciais. 

Fazem parte deste grupo:
- Pessoas com 60 anos ou mais;
- Pessoas com doenças crônicas, como asma e bronquite;
- Pessoas com quadro de síndrome gripal;
- Gestantes; e
- Crianças de zero a 12 anos.

SITUAÇÃO NO MUNICÍPIO
A Secretaria de Saúde de Cambará do Sul informou que o município segue sem registros de casos de coronavírus. O órgão tem divulgado diariamente um boletim epidemiológico no site www.cambaradosul.rs.gov.br e também na página da prefeitura, no Facebook. 

DISQUE CORONAVÍRUS
Quem tiver dúvidas, precisar de informações ou sentir os sintomas do Covid-19 deve entrar em contato pelo “Disque Coronavírus”. O serviço funciona pelo telefone (54) 99995-9761, das 8h às 17h30.


Rua Dona Úrsula, 641 - Centro
Cambará do Sul - RS - CEP: 95480-000
54 3251.1532
administracao@cambaradosul.rs.gov.br
Cambará do Sul
Horário de atendimento: Segunda a sexta-feira
das 8h às 12h e 13h30min às 17h30min