30 de Maio Encontro sobre Geoparques da Bolívia e do Brasil foi realizado em Cambará do Sul O objetivo do projeto Geoparque Cânions do Sul é impulsionar o desenvolvimento sócio cultural, econômico e ambiental da região, por meio do turismo.

O município de Cambará do Sul foi sede do 1º Encontro Técnico-Científico sobre Geoparques da Bolívia e do Brasil. O intercâmbio entre as equipes do Geoparque Caminho dos Cânions do Sul (Brasil) e do Geoparque Andino Torotoro (Bolívia) foi realizado no dia 24 de maio, na Prefeitura de Cambará do Sul. Durante o encontro foi realizada uma exposição das experiências dos geoparques e uma sessão de conversa e troca de experiências.

Além de autoridades dos municípios envolvidos no projeto, o encontro contou com as seguintes participações:

Equipe Técnica Projeto Geoparque Andino Torotoro

* Gonzalo Crispieri, coordenador geral do projeto;

* Rualdo Menegat, professor do Departamento de Paleontologia e Estratigrafia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS); e

* Rodrigo Cybis Fontana, Geólogo e Mestre em Geociências.

Equipe Técnica do Projeto Geoparque Caminho dos Cânions do Sul

* Edinéia Pallu, diretora executiva do projeto;

* Maria do Carmo Conforti Rodrigues, turismóloga;

* Maria Elisabeth Rocha, geóloga;

* Fabiano Souza, professor de História e coordenador do eixo educativo;

* Cristiano Ramos Vieira, agente administrativo da Prefeitura de Cambará do Sul;

* Beatris Isoppo Trindade, secretária de turismo de Cambará do Sul.

O QUE É GEOPARQUE?

Geoparque é uma área com limites geográficos bem definidos, onde sítios e paisagens de relevância geológica internacional, aliados a outros bens naturais e culturais, são administrados com base em três conceitos: conservação, educação e desenvolvimento sustentável. No Sul do Brasil, o projeto Geoparque Cânions do Sul é formado por sete municípios do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina: Cambará do Sul (RS), Jacinto Machado (SC), Mampituba (RS), Morro Grande (SC), Praia Grande (SC), Torres (RS) e Timbé do Sul (SC).

OBJETIVO

O objetivo do projeto Geoparque Cânions do Sul é impulsionar o desenvolvimento sócio cultural, econômico e ambiental da região, por meio do turismo e o reconhecimento deste território como um Geoparque Mundial da Unesco.

MAIS INFORMAÇÕES

Acompanhe pela internet as ações que estão sendo desenvolvidas pelo projeto Geoparque Caminho dos Cânions do Sul: http://www.facebook.com/CanionsdoSul.